sábado, 7 de fevereiro de 2009

AUSTRÁLIA




Vou falar um pouco desse país tão excepcional que é a Austrália. A Austrália fica localizada na Oceania, e é o maior país daquele continente. Com aproximadamente 21 milhões de habitantes, a Austrália tem uma área de 7.682.300 km² , sendo que 60% desse total vive nas cidades de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide, e uma densidade populacional de aproximadamente 2,6 hab./km2.







Mapa Australiano

Diferentemente do que muitos pensam a Capital Australiana é Canberra e não Sydney. Assim como no Brasil a Capital é Brasília, e não São Paulo, mas por SP ser a maior cidade e a cidade com maior destaque fora do país, muitas pessoas acha que SP é a Capital.



Canberra



Sydney


A Austrália possui um número considerável de paisagens distintas. Lá é possível encontrar uma variedade incrível de paisagens e ecossistemas, paisagens diversificadas como as praias douradas, os ricos recifes de corais com intensa vida marinha, as florestas tropicais, as montanhas, os desertos esparsos e as vastas terras de pastagem. Cercada pelos oceanos Índico e Pacífico, a Austrália possui uma gigantesca gama de animais e plantas únicos no planeta. A geologia de sua superfície é tipicamente antiga e achatada.


A Grande Barreira de Corais é o maior recife de coral do mundo, estendendo-se por mais de 1.200 quilômetros. Mergulhadores amadores e profissionais visitam a barreira de corais durante o ano inteiro, devido ao clima quente e propício para o turismo e a prática do mergulho.

Além da Grande Barreira de Corais, e do Uluru quem visita a Austrália ainda tem a oportunidade de contemplar outras belíssimas paisagens como as regiões montanhosas com neve, paisagem ideal para a prática de esqui e snowboarding, as praias das Costas Leste e Oeste do país e as inúmeras ilhas que circundam todo o território australiano. O ponto mais baixo da Austrália é Lago Eyre (15 m abaixo do nível do mar), e o ponto mais elevado é o Monte Kosciuszko (2.229 m acima do nível do mar).



Lago Eyre




Monte Kosciuszko





Estação de esqui




Praia australiana


Urulu e deserto australiano



Grande Barreira de Corais






Grande Barreira de Corais

A Austrália tem grande diversidade de fauna e flora, já que boa parte do país é desértica ou semi-árida, mas também existem diversas regiões onde o clima é mais ameno. Existe um órgão federal com o fim de proteger a fauna e a flora australianas. Uma importante particularidade da fauna australiana é a ocorrência de diversas espécies marsupiais.


O isolamento da Austrália tem favorecido a evolução de uma fauna que não se parece com nenhuma outra do planeta. A mesma caracteriza-se, sobretudo, pela presença de marsupiais (animais com uma bolsa para as crias) entre os quais destacam os cangurus, wallabees ou coalas (alimentam-se exclusivamente de folhas de eucaliptos). Destacam espécies como o ornitorrinco, próprias e exclusiva do país, a equidna e o tamanduá espinhoso. Quanto à fauna marítima encontram-se baleias, golfinhos, pingüins, lobos-marinhos, focas. Quanto aos carnívoros, o país conta com uma só espécie, o dingo, ou cão selvagem. Cobras são comuns. E os crocodilos só existem nas zonas tropicais. O diabo espinhoso oferece um aspecto feroz, mas na realidade trata-se de um animal de menos de 20 centímetros de comprimento e é totalmente inofensivo. No sul da Tasmânia pode-se admirar um estranho animal chamado Diabo da Tasmânia, um carnívoro marsupial parecido com a raposa. Quanto à ornito-fauna, é rica e variada com mais de 650 espécies, destacam os pássaros lira ou pássaros do paraíso, papagaios, emas cisnes pretos, louros e emus.



Emus


Equidna


Ornitorrinco


Coala




Canguru
A flora da Austrália caracteriza-se pelo reduzido número de formas e pela alta percentagem de espécies endémicas e espécies típicas exclusivas de cada área. Na zona da Cordilheira Australiana encontram-se bosques de eucaliptos, acácias, cedros e pinheiros, enquanto nas terras baixas predominam a savana, as pradarias e a vegetação própria da estepe. Nas regiões mais áridas e nos desertos prevalece uma flora espinhosa conhecida como "scrub". Porém, na região do oeste existem mais de 6.000 variedades de flores, que desabrocham entre os meses de Setembro e Novembro. Mesmo assim, não se deve esquecer que na Austrália os corais e as madrepérolas atingem o seu maior desenvolvimento.

GALERA CLICA AI NA PARTE DE COMENTÁRIOS E FALA O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO DO BLOG BLZ.

4 comentários:

  1. algum gostoso pra min levar pra austrlia quero fuder pra caralho

    ResponderExcluir
  2. o0 caralho quero ir pa autralia jja caralho pa fuder as gajas todas

    ResponderExcluir
  3. cona que vos cagou eu querir para a austrlia cabroes caralhop

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, a cidade brasileira mais famosa lá fora é o Rio de Janeiro e não São Paulo. Logo, muita gente acha que o Rio é a capital de fato, e não Brasília.

    ResponderExcluir